Sem música a vida seria um erro...♪♫

m70.gifm71.gif



sábado, 8 de outubro de 2011

Impressões sobre o "evento de Rock " Rock in Rio 2011

Bom vamos lá , demorou um pouquinho sair algo aqui sobre o Rock in Rio 2011 , devido a falta de tempo já mencionada abaixo ( provas) demorei para fazer uns comentários...
Lembrando que o que vou falar aqui não tem nada a ver com Rótulos musicais , preconceito, ou qualquer coisa parecida, até pq gosto de todos (TODOS) os estilos musicais , não tenho problema em escutar música , desde que me agrade , escuto desde o pagode até o rock mais pesado , techno , ópera , axé , funk , etc...

Chega de mimimi, uma breve passada sobre o que é o Rock in Rio: É um festival de música originário do Brasil idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina e realizado pela primeira vez em 1985. Originalmente organizado no Rio de Janeiro, de onde vem o nome, tornou-se um evento de repercussão mundial e, em 2004, teve a sua primeira edição fora do país em Lisboa, Portugal.
Ao longo da sua história, o Rock in Rio teve nove edições, três no Brasil, quatro em Portugal e duas na Espanha. Em 2008, foi realizado pela primeira vez em dois locais diferentes, Lisboa e Madrid.

A última edição do festival ocorreu nos dias 23, 24, 25, 29, 30 de Setembro e nos dias 1 e 2 de outubro de 2011 na cidade do Rio de Janeiro



Como o nome já diz , o evento deveria ser de ROCK. seria para um determinado grupo de pessoas, que escutam esse estilo musical.
O primeiro evento , obviamente contou com a presença de rockeiros famosos , como Whitesnake , Scorpions , AC/DC, Ozzie e Iron Maiden.
Mas com o decorrer do tempo , isso foi perdendo a essência , com a chacota (sem rótulos) de colocar num evento desses Sandy e Júnior , Britney Spears e Carlinhos Brown ( Rock in Rio 2001 ).
Como o organizador do evento , Roberto Medina é um famoso publicitário , empresário e tal , com certeza a ganância de trazer mais pessoas para o evento foi maior (financeiramente falando), mesmo sabendo que poderia avacalhar o festival( ou não sabia mesmo).
Organizando um Line -Up um pouco confuso e misturado , juntando rockeiros com micareteiros, acabou fazendo uma salada musical , prejudicando aqueles que foram pra curtir o bom rock, com os que pensavam estar em um festival comum e normal...

Explicações sobre o evento a parte, vamos aos comentários , de alguns dias que acho importante ressaltar aqui, não irei falar de todos os dias , todas as bandas , mas de momentos que marcaram pra mim , até pq o post ficaria muito extenso:

Primeiro Dia: Claudia Leite.
NADA A VER com o evento. Começou mal. Poderia prestigiar alguma banda brasileira no Palco principal , como teve várias bandas boas brasileiras (não que claudia leite tenha somente músicas ruins) em outros palcos , acabaram não recebendo a devida atenção por não estar no palco MUNDO , assim chamado.
No entando, até que estava indo bem o show , as pessoas estavam até no clima e tal , até o momento de cantar uma música chamada " corda do caranguejo" no qual o refrão as pessoas , se seguram e se jogam pra lá e pra cá ( presenciei isso ao vivo, em uma micareta , uma loucura mesmo), e como estava bem lotado , o pessoal pediu pra ela não cantar , e simplismente ela ignorou e ainda debochou do público dizendo algo que , quem pagou pra estar ali é para aguentar e dar uma risadinha , segue o video com o trecho:



E ainda disse algumas coisas sobre as pessoas que curtem rock , humilhando e comparando com o Nazista Hittler:

“Não gostar de Axé é normal! Anormal é achar-se superior porque conhece John Coltrane ou porque adora o Metallica. Procurem no Google sobre a história de um ariano que se achava superior aos judeus…”, referindo-se a Adolf Hitler."

Chegou querendo se impor em um território em que nem era dela ...
Assim como Carlinhos Brown foi tomado por uma chuva de garrafadas , no evento de 2001, E ATENTANDO PRO VIDEO DELE ABAIXO, a postura dela FOI EXATAMENTE IGUAL O QUE ELE FEZ EM 2001 , citando o amor , compaixão , entendimento sobre músicas , amar as pessoas , paz no mundo e ao final manda todos enfiarem o dedo no traseiro, ou seja , pra quem interpretar, parece até que foi proposital.
Segue o video: ( pra quem quiser adiantar até a parte que ele fala tais palavras , avançe para o minuto 2:38 , mas aconselho a ver tudo para garantir umas risadas)



LARARARARALALALALALALALALAAAAAA RALRLARALRLALRARAAAAAAA TERRA DORADA ....
(Vergolha alheia wins , flawess victory ¬¬ )


Segundo dia:

STONE SOUR, uma banda desconhecida por mim até o momento , neste dia estava chegando de uma viagem (ótima por sinal) e assim que cheguei peguei o show pela metade na tv , mas mal tinha escutado um trecho da primeira música em que estava tocando , já tinha gostado. Banda pouco conhecida no Brasil , é do mesmo vocalista do SlipKnot , porém com um som completamente diferente , mais suave , depois de analisar e escutar algumas outras tracks, percebi que tem tudo pra emplacar de vez , já que não é tão conhecida , apesar de ser beeeeem antiga ( formada em 1992 ).Quem tiver a oportunidade de ouvir e gosta de um bom rock , não irá se arrepender.

RED HOT CHILLI PEPPERS fecha a noite neste dia , fazendo um show ótimo como de costume , Flea arrebentando nos riffs do baixo, agitou a galera que gosta do surf music californiando desta banda.


Terceiro e último dia da primeira semana:

As bandas Glória e Coheed and Cambria abrem a noite no palco mundo , chamada de " noite do metal " na qual estava para se consagrar a melhor noite do Rock in Rio 2011.
(as pessoas estavam esperando pela última , Guns e tal, mas já vamos chegar lá ).
Não conheço essas duas bandas, alías , Gloria já até ouvi algumas canções mas não me agradou de início , acabei largando de mão e então não ouvi mais.
2 videos pra quem não conhece sobre as duas bandas no Rock in Rio :

Gloria




Coheed and Cambria




Com certeza agitaram o início da noite que estava para começar pois as melhores bandas , é claro , ficaram para o final.

SLIPKNOT , pra mim foi o melhor show do Rock in Rio 2011.
A banda entrou , mostrou o seu som já conhecido pelos seus fans e arrebentou. Não se atrasou, terminou no horário certo, não fez pausas longas , interagiu com a platéia , e representou o nome Rock. Eu parei de estudar neste momento para ver a performace da banda , pensando PRINCIPALMENTE por ela ter um DJ próprio, queria ver como seria a execução ao vivo , visto que eu conhecia somente umas 3 ou 4 músicas da banda e que gostava até então. Mas me surpreendi com o show. Me deu uma vontade enorme de estar ali naquel bagunça organizada ( ? ) pulando , cantando , zuando , enfim ...

Tai ai o video , no momento em que o Sid Wilson , Dj da banda , larga as pick-ups e vai se jogar no público , no início e durante uma das mais famosas músicas deles , DUALITY (Jumpdafuckup):



Fim do show com o Joey Jordisom girando com a bateria:




METALLICA, banda mais aguardada da noite , fez bonito e encerrou a noite deste dia que foi o melhor sem sombra de dúvidas. Acho que Metallica dispensa apresentações aqui , uma banda aclamada por "muitos todos", apesar de eu não ser fã de carteirinha dela, curto algumas músicas e na minha opinião , assim como o Slipknot e as outras bandas deste dia , agitou a galera.
Vamos a um video dela tocando uma das que eu gosto e com certeza vcs tbm:




Pulando alguns dias , até pq nesta outra semana sim, foi a semana pegajosa de provas , só tive tempo sobrando pra ver o show da banda que é a minha favorita , tratando-se de Hardrock: GUNS N' ROSES.
Mesmo sabendo e conformado que não seria como os Guns de antigamente, estava na esperança da nova banda apresentar algo diferente , talvez que voltasse a trazer a origem que tinha se perdido no tempo , sem os integrantes originais .

DETONAUTAS iniciou a noite , tocando as velhas e conhecidas músicas deles , fez na minha opinião um ótimo show , muitos não acreditavam no potencial da banda tocar para toda aquela multidão ali envolvida , num dia forte, sendo o último dia do evento.
Banda originalmente carioca , tocando em casa, agitou a galera , falou sobre política , gritou , e levantou o público.

PITTY, com seu estilo mais calmo , fez um show meio pra lá de bagdá , eu particularmente não gostei muito, apesar de gostar das músicas em si , acho que a apresentação não estava cativante , não senti o público estar conectado com ela , enfim , não foi lá essas coisas no meu ponto de vista.

(Neste momento , Titans fazia um ótimo show no palco Sunset , onde a galera foi ao delírio , cantando as antiguinhas que agitavam e se tornaram , hj em dia , uma espécie de " festa ploc" )

EVANESCENCE fez um show um tanto medíocre (de significado Mediano, trivial, que está entre o grande e o pequeno, o bom e o mau sem grande valor), a banda estava meio perdida com a Amy Lee , que parecia fora de forma. Com novos integrantes, investiram nas novas músicas, de um novo projeto , só fã mesmo que eram poucos que conheceram o trabalho, porém cantou algumas antiguinhas que rapidamente passou o efeito nostalgico da platéia.Mal sabia que música ia cantar , cochichava entre uma música e outra durante o período que ali estava.

SYSTEM OF A DOWN na opinião unânime de todos que ouvi e li , fez o melhor show da noite , estando entre os melhores do Rock in Rio 2011. Apenas ouvi o show no dia , e entre uma paradinha e outra nos estudos, observava o show deles. Ficou , para mim , no mesmo patamar de Pitty e Evanescence, mediano , como tbm não sou muito fã deles , curto apenas algumas tracks, o que não gostei mesmo foi da troca de vozes entre o agudo e o grave do vocalista e o guitarrista , mesmo sabendo que fazem isso nos shows , achei meio irritante , talvez pelo motivo de estar estudando e o som da tv estar alto ( sim , a galera aqui em casa tava animada com o rock and roll ) talvez por isso , "sorry, my bad".

GUNS N' ROSES , enfim a banda mais aguardada da noite por mim e por milhares de pessoas , estava prestes a entrar após o show do System. Eu disse prestes a entrar?
Prevista para entrar as 01:10 e terminar as 03:30( horário mudado no dia , avisado pela organização do evento) a banda se atrasou nada mais , nada menos que 1 hora e 30 minutos , com direito a chuvarada e cansado da galera , Axl entra no palco com a banda as 02:40 da madruga, enquanto assistentes de palco esfregavam com o rodo para tirar o " aguacero " mal administrado pelo evento. Tudo bem , prova no dia seguinte e tal , já tava mais ou menos com a matéria na mente , caixa de som ligada direto na tv , vamos ao show.
E começam com Chinese Democracy. E aquela voz de criança berrando. o que era aquilo?
Completamente decepcionado com a voz de taquara rachada do axl , ainda tive que ver um guitarrista bancando o " SLASH " , tocando fumando um cigarro e fazendo as mesmas firulas de SLASH ( além de ser fanático pela antiga banda dos Guns , curto guitarra e uma das minhas influencias , é o SLASH ) , de chapeuzinho de sei lá o que querendo NÃO ser autêntico , ou até querendo chamar a atenção.
Cantou diversas músicas conhecidas , mas esteve longe de, mesmo assim, empolgar o público. muita gente sentou no show e ficou debaixo da enorme quantidade de água que caia do céu , vendo no telão mesmo. Pessoas que moravam ali perto, após aproveitar o show do System , disseram que ia assistir em casa mesmo. Cabines dos caixas eletrônicos viraram refúgio da chuva , segundo informações de um amigo que presenciou o evento de perto. O pessoal não estava empolgado , e além deles axl parecia tbm não estar. Muitos dizem que era por ser mais uma banda nova , cantando os sucessos antigos , mas não ter a magia , ser entrosados como era antigamente.
Não aguentei ver o show até o final , pois além de tudo tinha prova no dia seguinte ( no mesmo dia , já era segunda feira ) então não podia prejudicar tbm o meu lado. O show acabou com o dia clareando , e como de praxe terminou com Paradise City, vamos a ela , encerramento do Rock in Rio 2011 com Guns :





FATOS CURIOSOS SOBRE O EVENTO:


"Contratada pela organização do Rock in Rio para impedir que o festival fosse atingido por chuvas, a Fundação Cacique Cobra Coral (FCCC) justificou agora há pouco, através de e-mail, o mau tempo de sábado. A equipe não conseguiu entrar na Cidade do Rock, porque o carro que a transportava não estava credenciado. De acordo com a nota, "ontem (sábado), tínhamos 30 minutos para entrar na Cidade do Rock, fazer o que precisava ser feito e voltar à nossa base, montada na cidade, para distribuir a chuva por toda a cidade, para evitar enchentes. Por falta do adesivo no carro, não tivemos acesso. Com o tempo escasso, retornamos à base e priorizamos a cidade".

A médium Adelaide Scritori afirma incorporar o espírito do Cacique Cobra Coral, entidade capaz de influenciar no tempo.O porta-voz da fundação, Osmar Santos disse ainda que choveu no evento muito menos do que estava previsto. Segundo ele, o Rio estava em estado de alerta para fortes chuvas. Na sexta-feira e neste domingo, a equipe da FCCC ficou 40 minutos na Cidade do Rock. Até agora, não choveu."

LINK:http://oglobo.globo.com/cultura/rockinrio/mat/2011/09/25/fundacao-cacique-cobra-coral-explica-chuva-no-segundo-dia-de-rock-in-rio-925438325.asp


Estranho né ?


RESUMO DO ROCK IN RIO , SOBRE O PONTO DE VISTA DO PROFESSOR GILMAR , VULGO AWAY , PARA RIR E DESCONTRAIR , RECOMENDADO (+18 , contém palavrões) :






Durante o evento , em todos os dias , rolou uma tenda somente para música eletrônica , o qual gosto e toco durante minhas festas , teve nomes consagrados da cena eletrônica aqui no Brasil e principalmente no mundo como Above and Beyond, Léo Janeiro, Flow e Zeo , Master at Work, Gui Boratto...
Porém o evento é Rock , Rock in Rio , como disse no início do post , não quero rotular , mas criticar , mesmo gostando de todos os projetos que acabei de citar , acho que deveriam estar em outro evendo , mesmo sendo em tenda separada , ou até mesmo criar um outro evento , só com astros da música eletrônica .



Então é isso , deixem comentários sobre os dias que viram , gostaram , se não gostaram , se pularam , se a postagem tá ruim , qualquer coisa , mas fala ae , diga pra gente o que vcs acham
=P

11 comentários:

  1. Com tudo o que você escreveu, deixe-me dizer o que eu acho (pura achologia): A implicância com a Cláudia Leite é excessiva, não entendo, parece maldade, porque colocam defeito em muito do que ela faz e ela é tão boa quanto outras cantoras do gênero. Rock é rock, concordo, mas educação é para todos. Já assisti em shows diversos desde Evanescence, Pearl Jam até Ivete Sangalo e o famoso trio elétrico de Dodô e Osmar. Não é o caso de se vaiar o artista, como fizeram com o Carlinhos, é caso de conversar com a organização do evento e dizer que o público espera ouvir apenas rock. Fique atento ao que fazem com a Cláudia, gosto dela e não gosto desse comportamento que mais parece político contra ela. Vaiar o artista não, organizar melhor e de acordo com o tema, sim. m abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti todos os dias e concordei com muitas coisas que vc disse, tb achei que a Pitty não estava conectada com a galera, na verdade, acho que o domingo foi o dia que o povo tava menos interagindo com a galera, se eu tivesse em um show do SYSTEM OF A DOWN estaria enlouquecida, não vi o povo assim :/

    Obrigada com o Boberman :)

    ResponderExcluir
  3. É, concordamos sobre o Rock In Rio . hehehe. obrigado pela visita. abraços

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo post Dj Dan.
    Valeu a pena esperar..
    Vi muito por cima alguns trechos do show ( fuso horário)
    Gostei do Slip e do Metallica
    O pouco que vi ( na rede)
    Bjusssssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Fala meu parceiro blz?

    Rapá, Rock in Rio já foi bom
    ponto positivo ai pro Metallica que toca pra caralho foi o único show que parei tudo pra ver
    Bacana o post
    Abraço fera.

    ResponderExcluir
  6. \0/Uhuuuuuuu enfim =)

    Como já até te falei não curto ver mta coisa na Tv,Vi alguns videos no You tube
    NADA A VER ,Claudia leite pagando de louca, (nada mais a dizer sobre o ser rs)
    Vi muitooooooooos (Acho q tds)do Metallica, mandou uber bem, Slipknojo (não curto)
    Pitty (curto mto) porém parecia meio perdida realmente =(
    E o Guns ...bom o Guns Puuts esperava mais mto mais perdi o Tesão mto rápido kkkkkkkkkkkkkk Axl ta com alzheimer esquecendo a letra???? pqp,e Sweet Child O' mine que sempre levou a galera ao delirio ( Tesão de musica) ficou trash sem Slash(decepcionou)

    Amaay o post (By Critico Musical)rsrsrs
    Beijos Meus e obrigada pela colaboração sempre mandando bem =)

    ResponderExcluir
  7. Para artes e escritas ( yayá ), sobre a CLaudia Leite , ela estava sim fazendo um bom show e a galera estava até gostando , não houve implicancia com ela ( de modo generalizado é claro ) até , pelo menos , o momento em que ela canta a corda do caranguejo ( pessoal se segura uns nos outros e começa a ir para os lados) , antes da música , o pessoal que estava na frente do palco e meio , pediu pra ela não cantar , devido ao espaço apertado , pq estava uma loucura ficar ali , principalmente na frente do alambrado.E ai começa a confusão , ela antes de todos , que estavam até curtindo o show , fez o deboche com a galera , até ser vaiada ( parecia que queria ser ). após isso , com o pessoal irritado e esmagado por ela ter cantado e debochado , houve as vaias ...
    e ela mal-educadamente respondeu o público citando aquelas palavras e comparando com o tal do ariano.
    Na minha opinião ela fez o que muitos Rockeiros mesmos fazem , da mesma maneira , pergunta sobre pagode ou axé pra um rockeiro e ele com certeza virá com pedras pra tacar , agora se falar de rock , ele vira seu amigo.
    Mesma coisa ela , já fui em um show dela tbm (evento de Axé ) onde ela tratou o público super bem , eu não esperava essa atitude dela.
    Ao contrário de Ivete Sangalo , que tbm fez o show no Rock in Rio , e soube conduzir o público e não houve vaias nem birra da platéia , fez um excelete show . Acho que no caso acima , quem errou foi ela , imparcialmente falando.

    ResponderExcluir
  8. Eu não fui à festa e agradeço a réplica. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  9. Amo a Claúdia Leite e acho injusto e maudosos os comentarios feitos dela se o blog é de rock nem deveriam falar dela vocês não acham?

    ResponderExcluir
  10. Patricia você leu o post???
    Este post não é sobre a Claúdia Leitte
    É sobre o Rock in Rio meu anjo.
    E como ela estava lá pulando como um caranguejo tem q ser citada, o Blog não é de Rock é de MUSICA
    BEIJOS E SORRISOS
    e OBRIGADA PELO COMENTÁRIO
    sem MaLdade rs

    ResponderExcluir
  11. O Blog é na verdade sobre música , começou voltado pro lado ROCK, porém ainda está no início , pretendemos falar de todos os tipos de música aqui , como eu disse no início do meu post , sem rótulos , críticas sim.
    Sobre os comentários delas , acho que deveria ser citada sim , pois estva em um festival de rock , ou seja , uma situação completamente diferente do que ela esta acostumada a lidar , e como o comentário foi sobre o Rock in Rio , ela por ter iniciado a noite , com certeza deveria ser citada sim em vista da sua má atitude e conduta tomada pelo um público que nem dela era .
    Mais uma vez digo que estou sendo imparcial e se houvesse um KORN ou MOTORHEAD no CARNAVAL , e eles chegassem lá e criticasse o povo , com certeza , iriam criticar da mesma forma .

    ResponderExcluir

.


Muitas vezes as canções aparecem em um momento. Eles vêm para você, você as escreve, mesmo você estando se sentindo bem ou mal naquele dia.

Mick Jagger



"Ás vezes em que queimei minha guitarra foi como um sacrifício. Você sacrifica as coisas que você ama. Eu amo a minha guitarra." (Jimi Hendrix)



Quero dizer agora o oposto do que eu disse antesEu prefiro ser esta metamorfose ambulanteDo que ter ter aquela velha opinião formada sobre tudo ....
Raul Seixas

É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar para pensar, na verdade não há.

Renato Russo


Não desisti, apenas não insisto mais
(Cazuza)




Eu nasci com a música dentro de mim.
Ela me era tão necessária quanto a comida e a água.

Ray Charles