Sem música a vida seria um erro...♪♫

m70.gifm71.gif



segunda-feira, 11 de julho de 2011

Apontamentos de História da Música



PERÍODOS DA HISTÓRIA DA MÚSICA

Pode dividir-se a História da Música em períodos distintos, cada qual identificado com um estilo que lhe é peculiar.
É claro que um estilo musical não surge da noite para o dia, é um processo lento e
gradual relacionado com a evolução social e com as mudanças de mentalidade que definem
cada época, cada geração. Por isso mesmo, é difícil determinar rigorosamente a data em que
inicia ou termina cada período da História da Música.
No entanto, o quadro que se segue apresentará uma forma de dividir a História da Música Ocidental em oito grandes períodos:


Pré - História - até ao Nascimento de Cristo

Música da Antiguidade-do Nasc. de Cristo até 400 D.C
Música Medieval 400 - 1450
Música Renascentista 1450 - 1600
Música Barroca 1600 - 1750
Música Clássica 1750 - 1810
Romantismo 1810 - 1910
Música do século XX a partir de 1900


PRÉ-HISTÓRIA

Podemos imaginar que o homem primitivo se comunicou, desde muito cedo, usando
sinais sonoros. Muito antes do aparecimento dos primeiros instrumentos, já o homem fazia a
sua música, imitando os sons da Natureza: com gritos, sons corporais, batendo com paus,
ramos, pedras, conchas...
Foi quando o homem começou a produzir sons intencionalmente que se iniciou a longa caminhada à qual chamamos História da Música. Há vestígios - nas pinturas das cavernas - de que o homem utilizava a música nas
cerimónias rituais: encorajamento para a caça, evocação das forças da natureza, cultos dos
mortos... Primeiro usaria somente a voz e outros sons do corpo; mas, ao longo do tempo,
foi construindo instrumentos e com eles acompanhou essas músicas e danças, para as
tornar mais ricas e assim agradar mais aos seus deuses.

MÚSICA DA ANTIGUIDADE

Nas grandes civilizações antigas - Egipto, Grécia, Roma - a música tinha um papel fundamental em todas as actividades
do dia-a-dia. No Egito, havia música tanto no palácio do Faraó como a acompanhar o trabalho
dos campos. Os músicos eram normalmente mulheres.
A música tinha origem divina e
estava muito ligada ao culto dos deuses.
A harpa, a lira e o alaúde eram muito usados.
Na Grécia - Atenas -. todos os anos se realizava um concurso de canto.
As peças de teatro eram acompanhadas por música.
Os gregos cultivavam a música como arte e como ciência.
Era uma das quatro disciplinas fundamentais da educação dos jovens.
O órgão é uma invenção grega.
Em Roma, as lutas dos gladiadores eram acompanhadas por trombetas.
Os ricos aprendiam música e realizavam concertos nas suas casas.
Na rua, malabaristas e acrobatas representavam, acompanhados por flautas e pandeiretas.
Grupos de músicos obtinham licenças especiais do Imperador para percorrerem as províncias do Império,
dando o primeiro exemplo deTournée.

MÚSICA MEDIEVAL


Com a decadência do Império Romano e a implantação do cristianismo, a Igreja passa a ter um papel decisivo na evolução da música. São os monges que, nos mosteiros, continuam o trabalho iniciado pelos Gregos,
desenvolvendo a teoria e a escrita da música. Começa a haver uma grande separação entre
a música religiosa e a música popular. Uma das grandes diferenças entre estes dois tipos de
música, está nos instrumentos usados.
Na Igreja, apenas o órgão era permitido enquanto que na música popular -
música profana (não religiosa), havia a Rabeca, o saltério, o alaúde, a charamela, a sanfona, o realejo, etc.
A língua usada nos cantos da igreja era o Latim, enquanto que na música popular eram usados dialectos próprios de cada região.
A música da Igreja era inicialmente monódica tendo evoluído no sentido da polifonia.
Os Menestréis eram músicos que andavam de terra em terra, juntamente com os
saltimbancos, levavam as notícias nas suas andanças e apregoavam-nas cantando.
OsTrovadores eram nobres que compunham música e poesia, tendo como tema o amor de um cavalheiro por uma bela dama.
A escrita musical, tal como hoje a conhecemos, deve muito aos mil anos da Idade Média, pois foi durante esse período que ela foi evoluindo até chegar ao código atual.


MÚSICA RENASCENTISTA

Foi uma época de grandes mudanças na Europa. O homem do Renascimento já não
vive apenas dominado pelos valores da Igreja, mas encontra valores nele próprio e na
natureza. A Igreja tornou-se menos rígida, permitindo uma aproximação entre a música
sacra e a música profana.
Os governantes e os homens ricos desempenham a partir de agora um papel muito importante na evolução da música, concedendo aos compositores audições e oportunidades de trabalho, promovendo festas e acontecimentos culturais.

MÚSICA BARROCA

O Barroco é um período em que a música instrumental atinge, pela primeira vez, a mesma importância que a música vocal. O Violino afirma-se e a orquestra vai tomando uma forma mais estruturada. Surge a Óperaeo Ballet. Os instrumentos de tecla têm uma grande evolução e o cravo aparece como instrumento solista, e não apenas acompanhante. A música do Barroco é exuberante, de ritmo e frases melódicas extensas, fluentes e muito ornamentadas. São usados contrastes de timbres e de intensidades.


MÚSICA CLÁSSICA

No período Clássico, a música torna-se mais leve e menos complicada que no Barroco.
Predomina a melodia com acompanhamento de acordes, as frases são bem delineadas e mais curtas que anteriormente.
A dinâmica das obras torna-se mais variada, aparece oSforzato (acentuação forte
numa nota), ocrescendo (aumento gradual da intensidade do som) e odiminuendo
(diminuição gradual da intensidade do som). A música é tonal.
O cravo cai em desuso e é substituído pelo piano. A orquestra cresce em tamanho e acolhe um diversificado número de instrumentos. A Ópera conhece um grande desenvolvimento e popularidade e começa a tratar temas do dia-a-dia. É uma época extremamente fértil em grandes compositores e talvez a mais produtiva
de todos os períodos da história da música. Viena de Áustria é considerada a capital da
música clássica, pois foi lá que se concentraram a maioria dos compositores.


ROMANTISMO

É o período da liberdade de expressão de sentimentos e paixões. Paris junta-se a Viena e tornam-se os principais centros de música da Europa. Os compositores libertam-se da tutela dos nobres que os empregavam e passam a compor livremente. Os concertos públicos tornam-se mais frequentes e começam a aparecer as grandes salas de espectáculos. A fantasia, a imaginação e o espírito de aventura desempenham um papel importante
na música deste período. Surge a Música Descritiva com os poemas sinfónicos. A literatura
exerce uma enorme influência na música romântica, que está demonstrada na grande
quantidade deLied - Tipo de cação que floresceu neste período.
Os músicos interessaram-se pela música folclórica, indo aí buscar material para compor. É dado ênfase às melodias líricas. As harmonias são ricas e contrastantes, explorando uma gama maior de sonoridades, dinâmicas e timbres. As obras tomam proporções grandiosas e a orquestra atinge uma dimensão gigantesca.


MUSICA DO SÉCULO XX

O Romantismo explorou até ao limite as possibilidades da música tonal.
O século xx surge como o século das experiências, da procura de novos caminhos na música e nas artes em geral. É o demonstrar das formas convencionais e a valorização de novas perspectivas, a procurade novos materiais e a utilização de recursos trazidos pelos avanços tecnológicos.
Acentua-se a tendência para valorizar culturas até então esquecidas.
Os novos meios
de transporte e comunicação facilitam as trocas culturais e fazem com que se conheça na
música moderna influências muito variadas.
O aparecimento da gravação sonora abre um mundo novo à produção musical.
A procura de novas sonoridades faz com que os compositores explorem sons
produzidos por objectos, transformando-os em instrumentos musicais.
Os instrumentos convencionais são transformados e preparados de forma a alargar as suas possibilidades
tímbricas. O timbre, nesta época, é talvez o parâmetro mais valorizado na música.
Surgem os primeiros instrumentos electrónicos, que ficarão para sempre ligados à música Pop Rock, embora também estejam presentes noutros géneros musicais.
O piano é um instrumento muito usado em experiências no campo da investigação
tímbrica. Têm sido usadas técnicas muito simples, como seja: tocar agregados sonoros
(clusters), usando o cotovelo, o antebraço ou mesmo a mão aberta sobre as teclas, tocar
diretamente nas cordas do piano com os dedos, como se se tratasse de uma harpa. Há
compositores que para obter novas sonoridades, colocam folhas de papel entre as cordas do
piano ou objectos sobre as cordas (bolas de ping-pong).
Das tendências e técnicas mais relevantes da música do séc. XX, encontram-se os seguintes sistemas musicais:

SISTEMAS MUSICAIS


PENTATONISMO

É um sistema baseado na escala pentatónica. Kodaly, compositor Húngaro, escreve
com uma estrutura pentatónica, baseado nas origens do Folclore Húngaro. É também a
Kodaly que se deve a linguagem dos vocábulos (Vocábulos Kodaly) utilizada no ensino de
música a crianças:
h Tá-á, q Tá , e Ti, etc.

TONALISMO

Interdependência em que se encontram os diferentes graus da escala relativamente a
uma tónica que é o centro de todos os movimentos melódicos.
A tonalidade, define-se pela
hierarquia dos graus tonais: 1º, 4º e 5º graus.

MODALISMO

É a maneira como se dispõem os intervalos de tom e meio-tom e que definem o que se chama modo.

POLITONALISMO

É um fenómeno harmónico que consiste na sobreposição de melodias ou acordes pertencentes a tonalidades diferentes. Este sistema foi utilizado por Ravel e Strawinsky.

POLIMODALISMO

É um fenómeno que consiste na sobreposição de melodias pertencentes a modos diferentes.
É o sistema utilizado nas Escalas-Mistas.

ATONALISMO

Sistema harmónico que foge ao princípio fundamental da tonalidade central e que se deve ao compositor Austríaco
Schomberg. Os intervalos fundamentais na música atonal são a 4ª aumentada e o meio-tom cromático.

DODECAFONIA

É o emprego contínuo do cromatismo, alterando o sentido tonal. neste sistema,
empregam-se livremente os 12 sons da escala temperada. Wagner pode considerar-se o
percursor do dodecafonismo.

SERIALISMO

É um sistema mais alargado que a dodecafonia. Utilizam-se as “séries” que são
grupos de 4 ou 5 sons. Foi preconizado por shonberg que o definiu de: “Método de compor
com 12 sons que só entre si são aparentados”.
Outros sistemas há que poderão ser estudados e, aprofundado o seu estudo em tratados de História da Música

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.


Muitas vezes as canções aparecem em um momento. Eles vêm para você, você as escreve, mesmo você estando se sentindo bem ou mal naquele dia.

Mick Jagger



"Ás vezes em que queimei minha guitarra foi como um sacrifício. Você sacrifica as coisas que você ama. Eu amo a minha guitarra." (Jimi Hendrix)



Quero dizer agora o oposto do que eu disse antesEu prefiro ser esta metamorfose ambulanteDo que ter ter aquela velha opinião formada sobre tudo ....
Raul Seixas

É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar para pensar, na verdade não há.

Renato Russo


Não desisti, apenas não insisto mais
(Cazuza)




Eu nasci com a música dentro de mim.
Ela me era tão necessária quanto a comida e a água.

Ray Charles