Sem música a vida seria um erro...♪♫

m70.gifm71.gif



terça-feira, 30 de agosto de 2011

Guitarra elétrica , um instrumento universal!





Boa noite pessoal, hj vamos falar um pouco sobre um dos instrumentos mais populares no mundo da música , a guitarra elétrica.O mais popular e versátil instrumento do mundo se originou a partir de um instrumento musical espanhol. A vihuela,

como este instrumento era denominado, se originou por meio de dois outros instrumentos mais antigos ainda: o “ud”, com cinco cordas, muito popular no Oriente Médio; e a “cozba”, um instrumento musical romano. O violão ou guitarra clássica, surgiu na Itália, em 1970, e a guitarra elétrica foi uma modificação do próprio violão.Foto do violão clássico:

As guitarras elétricas surgiram em 1930. As mesmas geravam um som muito suave e baixo, bem diferente do que conhecemos atualmente. Para ampliar a potência sonora do instrumento, resolveram colocar captadores, que funcionavam como microfones.
captadores:
Isso gerou um pequeno problema, pois os mesmos faziam os bojos das guitarras vibrarem, provocando a famosa alteração sonora chamada “feedback”. Para solucionar esse problema, o famoso Les Paul inventou o corpo maciço da guitarra, o que deixou o instrumento na forma como conhecemos hoje em dia.

Nota:Les Paul (nome artístico de Lester William Polfus; Waukesha, 9 de junho de 1915 — White Plains, 12 de agosto de 2009), foi um virtuoso guitarrista e pioneiro no desenvolvimento de técnicas e instrumentos musicais elétricos.
Após anos fabricando suas próprias guitarras e inovando com novos modelos e características de fabricação, cria uma das primeiras guitarras com corpo de madeira sólido. A Gibson Guitar Corporation fabricou algumas dessas guitarras, mas não quis assiná-las com logo da marca. Após alguns anos, a fabricante mudou de ideia.
Foto Gibson Les Paul

A empresa Rickenbacker começou a fabricar as primeiras guitarras em 1931. O primeiro modelo de guitarra elétrica a ser comercializado foi a “Electro Spanish”. Contudo, o principal responsável pela produção em massa e popularização do instrumento foi Leo Fender, criador da mais tradicional fabricante de guitarras que leva seu sobrenome. A Fender também desenvolveu a mais lendária das guitarra, na opinião de muitos: Fender Stratocaster.

Foto Fender Stratocaster:


A guitarra se popularizou após a Segunda Guerra Mundial, nos anos 50 e 60, período em que ganhou enorme espaço no mundo da música. Hoje em dia, estima-se que existam cerca de 50 milhões de guitarristas em todo o mundo.


Fontes:

foxtrot.com.br
i.s8.com.br
lutesandguitars.co.uk
guitarphotographer.com
Wikipedia.com

terça-feira, 16 de agosto de 2011

E a música de hoje é ......

"Welcome to the Jungle" é a primeira canção de Appetite for Destruction, o álbum de estréia do Guns N' Roses, lançado em 1987 e considerado um dos melhores álbuns de rock da história. A letra fala sobre o inferno que é viver em uma cidade grande e os perigos que ela apresenta para quem lá se aventura em busca de prazeres. A música foi tocada exaustivamente em rádios de todo o planeta, seu videoclipe teve alta rotação na MTV e alcançou a sétima posição no Billboard Hot 100.

A música foi escrita pois os Guns N' Roses precisavam de gravar material novo, e Axl Rose, ao recordar um riff que Slash havia criado enquanto ainda vivia na casa de sua mãe, teve a idéia de usá-lo para a nova música e pediu que Slash o tocasse novamente. Então, rapidamente, o restante da banda estabeleceu as bases para a música, até que em fim, ficasse pronta em aproximadamente três horas.



Wikipedia




Lets Rock:






Nota¹:O The Ritz era um Club por onde passaram várias pessoas famosas e teve várias gravações , inclusive da MTV. foi fundada em 1980 por Jerry Brandt na Rua 11 entre as AvenueThird e Fourth no bairro East Village de Nova York.


Nota²: Essa é a formação original do Guns N Roses , muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre a formação , pra quem não sabe : Slash ( guitarra solo) Izzy Stradlin ( guitarra base) , Duff " Rose" McKagan ( Baixo ) Steven Adler ( Bateria ) e Axl Rose ( voz ) .




terça-feira, 2 de agosto de 2011

A Rainha




Bonne nuit chérs


Eu vou falar uma coisa , se eu pudesse fazer um pedido (relacionado a música)
Gostaria de voltar no tempo e ver um show de Janis Joplin
Se tivesse que defini-la em uma palavra seria: INTENSA
Quando ouço Maibe me arrepio inteiraaaaa,
que sensação maravilhosa ouvi-la
Enfim ..
Hoje o post será dedicado a ela ....
Janis Lyn Joplin
Beijos Meus
Au Revoir

(Port Arthur, 19 de Janeiro de 1943— Los Angeles, 4 de Outubro de 1970) foi uma cantora e compositora norte-americana. Considerada "a Rainha do Rock and Roll" "a maior cantora de rock dos anos 60" e "a maior cantora de blues e soul da sua geração", ela alcançou proeminência no fim dos anos 60 como vocalista da Big Brother and the Holding Company e, posteriormente, como artista solo, acompanhada de suas bandas de suporte, a Kozmic Blues e a Full Tilt Boogie.
Influenciada por grandes nomes do jazz e do blues como Aretha Franklin, Billie Holiday, Tina Turner, Big Mama Thornton, Odetta, Leadbelly e Bessie Smith, Janis fez de sua voz a sua característica mais marcante, tornando-se um dos ícones do rock psicodélico e dos anos 60. Todavia, problemas com drogas e álcool encurtaram sua carreira. Morta em 1970 devido à uma overdose de heroína, Janis lançou apenas quatro álbuns: Big Brother and the Holding Company (1967), Cheap Thrills (1968), I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama! (1969) e o póstumo Pearl (1971), o último com participação direta da cantora.

.


Muitas vezes as canções aparecem em um momento. Eles vêm para você, você as escreve, mesmo você estando se sentindo bem ou mal naquele dia.

Mick Jagger



"Ás vezes em que queimei minha guitarra foi como um sacrifício. Você sacrifica as coisas que você ama. Eu amo a minha guitarra." (Jimi Hendrix)



Quero dizer agora o oposto do que eu disse antesEu prefiro ser esta metamorfose ambulanteDo que ter ter aquela velha opinião formada sobre tudo ....
Raul Seixas

É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar para pensar, na verdade não há.

Renato Russo


Não desisti, apenas não insisto mais
(Cazuza)




Eu nasci com a música dentro de mim.
Ela me era tão necessária quanto a comida e a água.

Ray Charles